Com os aportes, empresa de embalagens metálicas reforça sua atuação no segmento de aerossóis
No ano em que completa três décadas e meia de atividade, a Cerviflan - fabricante nacional de embalagens metálicas de aço - conclui investimento de 11 milhões de euros em equipamentos de ponta. Como resultado, a empresa passa a ser dona do mais moderno parque fabril de aerossóis da América Latina. E as perspectivas de novos negócios não poderiam ser melhores. A previsão é de que, com o crescimento econômico do país e o consequente aumento do poder de consumo da classe C, a demanda por latas de aerossóis de aço suba cada vez mais. “Hoje o consumo per capita no Brasil é de três tubos por habitante; na Argentina, esse número salta para dez e, na Europa, para 15. Isso demonstra o grande potencial do setor”, diz o Diretor-Presidente da Cerviflan, Vicente Lozargo Filho.
A empresa planeja fechar 2011 com capacidade produtiva de 12 milhões de latas de aerossol por mês - o dobro do que é fabricado hoje e dez vezes mais do que no primeiro ano de atuação da companhia no segmento, em 2005. Essa elevação está associada a novas linhas e ao lançamento de embalagens pioneiras no Brasil. É o caso da lata de 45mm de diâmetro, com aplicação de uma película de PET no fundo. “Esse produto foi pensado para o setor cosmético, especialmente para o envase de desodorante. Com o PET no fundo, a embalagem pode ficar na pia, sem o risco de ferrugem”, sustenta Lozargo Filho. A Cerviflan também saiu na frente com a fabricação da embalagem de 300mm, usada pelo segmento químico.
Os aportes também renderam um parque fabril com equipamentos exclusivos, como a tesoura guilhotina - a única da América Latina. “Com nossa atual fábrica, temos a linha mais completa em tamanhos e formatos de latas de aerossóis”, complementa o executivo. Antes de atuar nesse setor, a produção da Cerviflan era totalmente dedicada às embalagens metálicas para as áreas químicas e de tintas. Agora, a fabricação de latas está dividida em 70% para tintas imobiliárias e 30% para aerossóis. A tendência, porém, é de que a produção chegue a meio a meio, no médio prazo.
“Optamos pela diversificação do negócio, preservando nossa principal característica: a qualidade”, afirma o Diretor-Presidente. E, para finalizar, ele ainda destaca algumas vantagens da embalagem de aerossol de aço. “Ela é amigável ao meio ambiente; tem um lead time [processo que envolve toda a cadeia de produção: do planejamento da embalagem ao envase] de 45 dias e permite inúmeras possibilidades de decoração.”
Sobre a Cerviflan
Fundada em 1976, a Cerviflan atua no segmento de latas de aço para produtos químicos e aerossóis. Atualmente, é dona do parque industrial mais moderno da América Latina. A empresa iniciou sua trajetória como beneficiadora de aço; a partir dos anos 80, entrou de vez no mercado de latas de aço, com a aquisição de algumas empresas do setor. Hoje, sua fábrica em Guarulhos opera com cerca de 280 colaboradores.