Embalagens Metálicas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com uma moderna fábrica, Cerviflan comemora seus 35 anos e anuncia a Universidade da Lata

A fabricante de embalagens metálicas lança programa de treinamento para o mercado, e finaliza investimentos que transformaram sua unidade fabril

Desde que foi fundada, a Cerviflan sempre teve como estratégia a inovação e o desenvolvimento de embalagens metálicas de qualidade. Ao longo de três décadas e meia, criou produtos, processos e melhorias inéditos. Agora, ao completar 35 anos, vai além mais uma vez com o lançamento da Universidade da Lata - um programa de treinamento de embalagens de aço para todos os interessados do mercado químico e de aerossóis. A iniciativa, que começa a vigorar a partir do ano que vem, terá como temas a cadeia produtiva, os processos e as matérias-primas, entre outros. O objetivo é orientar os profissionais a distinguir, controlar e especificar embalagens que sejam mais adequadas às necessidades de seus produtos. “Sempre trabalhamos oferecendo o que há de melhor em qualidade e mostrando o que é ideal para cada cliente. Com a Universidade da Lata, passaremos nossa experiência adiante”, afirma o Diretor-Presidente da Cerviflan, Vicente Lozargo Filho.

Além do programa de treinamento, a Cerviflan comemora uma nova fase em sua fábrica. A empresa finalizou um plano de investimentos nos últimos cinco anos de 11 milhões de euros em equipamentos de ponta, transformando seu parque fabril de aerossóis no mais moderno da América Latina. E as perspectivas de novos negócios não poderiam ser melhores. A previsão é de que, com o crescimento econômico do país e o consequente aumento do poder de consumo da classe C, a demanda por latas de aerossóis de aço suba cada vez mais. “Hoje, o consumo per capita no Brasil é de três tubos por habitante; na Argentina, esse número salta para dez e, na Europa, para 15. Isso demonstra o grande potencial do setor”, diz Lozargo Filho.

A empresa planeja fechar 2011 com a produção de 120 milhões de latas de aerossóis por ano. Em 2012, serão 200 milhões de embalagens fabricadas anualmente. Esses números estão associados às novas linhas e ao lançamento de produtos pioneiros no Brasil. É o caso da lata de 45mm de diâmetro, com aplicação de uma película de PET no fundo. “Essa embalagem foi pensada para o setor cosmético, especialmente para o envase de desodorante. Com o PET no fundo, ela pode ficar na pia, sem o risco de ferrugem”, sustenta Lozargo Filho. A Cerviflan também saiu na frente com a fabricação da embalagem de 300mm, usada pelo segmento químico.

Os aportes também renderam um parque fabril com equipamentos exclusivos, como a tesoura guilhotina - a única da América Latina. “Com nossa atual fábrica, temos a linha mais completa em diâmetros e alturas de latas de aerossóis”, complementa o executivo. Antes de atuar nesse setor, a produção da Cerviflan era totalmente dedicada às embalagens metálicas para a área química e de tintas. A fabricação de latas, agora, está dividida em 70% para tintas imobiliárias e 30% para aerossóis. A tendência, porém, é de que a produção chegue a meio a meio, no médio prazo.

“Optamos pela diversificação do negócio, preservando nossa principal característica: a qualidade”, afirma o Diretor-Presidente. O executivo destaca ainda algumas vantagens da embalagem de aço. “Ela é amigável ao meio ambiente, tem um lead time [processo que envolve toda a cadeia de produção: do planejamento da embalagem ao envase] de 45 dias, e permite inúmeras possibilidades de decoração.”

Comemoração dos 35 anos

Para marcar suas três décadas e meia, a Cerviflan preparou uma série de atividades. Além do lançamento da Universidade da Lata, a empresa promove hoje (20 de outubro), na Casa Petra, um almoço comemorativo para seus funcionários, parceiros, clientes e fornecedores. O evento, que tem como conceito os 35 anos da empresa e os planos para os próximos 35, trará uma retrospectiva do que ocorreu nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, e sua relação com as mudanças da Cerviflan.

Antes do almoço, os convidados participarão de uma palestra com o antropólogo e professor Luiz Marins, autor de livros e DVDs motivacionais para formação e aperfeiçoamento. Marins trará, na ocasião, uma mensagem de comportamento para o futuro. Logo após a explanação, uma iniciativa inédita reforça a comemoração: um flash mob. Cantores disfarçados farão uma performance que surpreenderá os cerca de 300 convidados. “Para os próximos 35 anos, continuaremos a pensar da mesma maneira: evoluir, investir e buscar a mais moderna tecnologia para o mercado”, conclui Vicente Lozargo Filho.

Sobre a Cerviflan

Fundada em 1976, a Cerviflan atua no segmento de latas de aço para produtos químicos e aerossóis. Atualmente, é dona do parque industrial de aerossóis mais moderno da América Latina. A empresa iniciou sua trajetória como beneficiadora de aço; a partir dos anos 80, entrou de vez no mercado de latas de aço, com a aquisição de algumas empresas do setor. Hoje, sua fábrica em Guarulhos opera com cerca de 280 colaboradores.

Data da publicação: 17/10/2011

VOLTAR