PENSOU EM LATAPENSOU CERVIFLAN
O aço figura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo, sem qualquer perda das características mecânicas do material.

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

RECICLAGEM DO AÇO

O aço figura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo. A lata de aço de hoje pode virar o carro de amanhã, depois a geladeira, depois uma nova lata e assim por diante. O setor estimula a coleta e recicla o aço contido nos produtos no final de sua vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem qualquer perda das características mecânicas do material.

A produção de aço a partir de sucata reduz o consumo de matérias-primas não renováveis e economiza energia. Na área de embalagens, por exemplo, o Brasil atingiu, em 2007, o índice de 49% de reciclagem das latas de aço. Países da Europa, como Alemanha, Holanda e Áustria chegam a reciclar 80% de suas latas de aço pós-consumo. A importância do retorno ao ciclo de uma matéria-prima é vital para o desenvolvimento sustentável do planeta.

AÇO E MEIO AMBIENTE

Além do retorno ao ciclo de sua matéria-prima, o setor do aço aderiu aos princípios e valores do desenvolvimento sustentável, por meio do uso mais racional dos recursos naturais e insumos. A adoção de tecnologias limpas, os programas de conservação de energia e de recirculação de águas, a manutenção de usinas eficientes e mais produtivas, as parcerias com universidades, instituições de pesquisa e outros segmentos industriais para promover estudos e projetos de racionalização do consumo de matérias-primas e insumos, são alguns dos exemplos do compromisso do setor com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

CUSTO DA NÃO-QUALIDADE

Como o nome já diz, não-qualidade é o oposto de qualidade. É ela que faz com que a empresa perca em produtividade e competitividade. Quando a não-qualidade é detectada tardiamente na linha de produção/logística os custos para a empresa podem ser imensos, gerando prejuízos ou influenciando no preço final de seus produtos. E se a empresa não detectar a não-qualidade durante a fase de produção, o risco é maior ainda: o de perder o cliente. Um rigoroso controle de qualidade, desde a aquisição das matérias-primas até a expedição das mercadorias, é a melhor forma de se combater a não-qualidade.

INFOGRÁFICO DO CICLO DE CONSUMO
INFOGRÁFICO DO CICLO DE CONSUMO